Estudo | Glenio Fonseca Paranaguá - APRENDENDO A DISCERNIR - 7
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APRENDENDO A DISCERNIR - 7
Deus tirou Abrão da Caldeia, mas, Abrão, ainda continuou numa cadeia sutil de incredulidade, e, na primeira crise, foi buscar o seu socorro no Egito. De lá ele trouxe uma escrava como indenização que o fez participante de uma geração carnal. Ele, Sara e Agar são os protagonistas de um drama sarcástico, que resultou numa carnalidade horrenda.
Esmael é o filho da carne e o produtor de um conflito familiar. Todas as guerras, neste mundo, têm como base a carnalidade. Talvez, seja por isso, que Jesus tenha dito: a carne para nada aproveita, ou, o proveito da carne não tem nenhum proveito; é carniça.
Isaque é o filho da promessa e um tipo da realidade espiritual, que a carne não pode produzir. Ele não é filho da potência humana, mas do poder da graça. E, por isso, a carne não suporta a graça, vindo a perseguir os "graciosos", por pura inveja.
Para redimir a humanidade da escravatura carnal, o Verbo se fez carne, a fim de poder crucificar, na carne, toda a estratégia humana da carne, uma vez que, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8. Cristo Jesus é a Divindade encarnada a caminho da cruz, para crucificar a humanidade carnal.
Precisamos de entendimento espiritual para compreender a obra espiritual feito por Deus em nosso favor. Assim como Isaque foi concebido pelo poder Divino, através de um casal impotente, assim o novo nascimento é uma realidade espiritual de Deus, feita do começo ao fim, pelo próprio Deus, num morto espiritual.
Abraão e Sara estavam mortos sexualmente nesta ocasião. Ela fora estéril toda a sua vida e agora encontrava-se na menopausa, e ele impotente por causa da idade. Os dois estavam impossibilitados de gerar um filho, mas Deus os habilitou.
O apóstolo Paulo entendeu bem esse processo da regeneração. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Efesios 2:1. Se os dois, isto é, Abraão e Sara, não fossem vivificados sexualmente, primeiro, eles não poderiam gerar o filho. Assim, se a nós não fosse dada, primeiro, a vida espiritual, nós nunca poderíamos crer em Jesus e nos arrepender de nós mesmos. A vivificação antecede a conversão.
Robert Leighton diz muito bem: "a mente carnal não vê Deus em coisa alguma, nem mesmo nas espirituais. A mente espiritual O vê em tudo, mesmo nas coisas naturais". Tudo isso é questão de natureza: a carne se inclina para as coisas da carne, porém, o espírito, para as realidades do espírito. A vida espiritual é um milagre de Deus.
Esmael era filho de Abrão com a escrava, por isso, o filho da potência humana, efeito da carne, portanto não poderia ser herdeiro no reino de Deus, pois a carne não tem herança no reino espiritual da graça. No entanto, Isaque é o filho de Abraão e Sara, o filho da impotência humana, sendo o único herdeiro da promessa.
O que é nascido da carne é carne - a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Se alguém não nascer do alto ou de novo, não pode entrar no reino de Deus. Mas para nascer de novo é preciso que o Espírito o vivifique pela Palavra.
Erroll Hulse afirmou: "a vida espiritual é consequência da vivificação espiritual. O bebê chora porque nasceu; ele não nasceu porque chora". Temos que analisar: se a fé for espiritual, então, é uma consequência da vivificação do Espírito, portanto, só quem foi regenerado pode crer. Porém, se a fé for uma obra da carne, para nada aproveita.
A fé não é um atributo do velho Adão. A raça caída pode pensar positivamente, sob os efeitos das probabilidades matemáticas e acreditar naquilo que pode ser admitido, mas, jamais crerá em Deus, se o próprio Deus não lhe der a fé.
O bebê nasce ignorante, mas adquire conhecimento sendo exposto aos meios educativos. Este conhecimento é conquistado, naturalmente. Ele também nasce, nesse mundo, incrédulo, todavia, só terá fé, se for convencido pelo Espírito Santo, mediante a Palavra de Deus. Isto é algo sobrenatural, pois a fé é um dom de Deus.
A fé é atividade espiritual, jamais psíquica. No homem natural, seu espírito está morto, logo, encontra-se incapaz de crer. É preciso que seja vivificado primeiro através do poder da Palavra, para poder exercitar a sua capacidade espiritual de crer.
Parece que Agostinho entendeu essa questão: "Deus escolheu-nos não porque cremos, mas para que creiamos". Se a fé fosse um talento natural, todos nós tínhamos de que nos vangloriar. Mas, porque ela é um dom de Deus, tudo o que nos resta é adorar e agradecer. Deus não nos escolheu por causa nossa fé, mas para termos a Sua fé.
O apóstolo Paulo diz que a fé não é de todos e o escritor aos Hebreus, ainda diz: sem fé é impossível agradar a Deus. Então isso é o mesmo que dizer: para agradar a Deus é preciso que o próprio Deus nos dê da Sua fé como um dom. Ora, se a fé não é de todos e sem fé é impossível agradar a Deus, só quem recebeu a fé, pode agradá-lo.
Charles de Foucauld disse: "logo que percebi que existe Deus, entendi que eu não podia fazer outra coisa, a não ser viver por Ele. A minha vocação espiritual começou no exato momento em que Ele me infundiu a Sua fé". A vida dada por Deus nos capacita a crer em Deus e nos arrepender do que somos, isto é, da nossa incredulidade.
O verdadeira arrependimento é uma mudança da mentalidade. Todavia, não é apenas uma mudança comportamental. Antes de ser uma mera tristeza pelos maus feitos, é uma radical meia volta, consternado, por causa da autoconfiança.
A Bíblia diz que pecado é não crer em Jesus, sendo assim, o arrependimento é crer e viver crendo na suficiência da Sua graça. Arrependimento e fé são irmãos siameses que nascem juntos, gerados pela vida zoê ou a vida espiritual e permanecem juntos.
Arrependimento e fé não são atributos humanos ou alvos que alcançamos, mas graça Divina. Quando somos vivificados pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus, somos capacitados a crer em Cristo e arrependermo-nos de nós mesmos.
O Senhor Deus indagou ao profeta Ezequiel diante de um vale de ossos secos: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Ezequiel 37:3. Pergunto agora a você: poderá, um morto espiritual, tornar a ter vida? Se você tiver a mesma noção, dirá: Senhor Deus, tu o sabes.
Só o poder de Deus para fazer um vale de ossos sequíssimos ter vida. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra deJeová, pois assim diz Jeová Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Ezequiel 37:4-5. A vida de Deus é gerada pelo Espírito de Deus.
Sem a vivificação do Espírito Santo não há vida espiritual ou novo nascimento. Sem a profecia da Palavra de Deus, o Espírito de Deus não pode gerar a vida espiritual. A Palavra de Deus está para a regeneração do pecador, assim como o espermatozóide está para a geração do óvulo. Sem a Palavra do Evangelho não há vivificação espiritual.
Primeiro profetiza; depois a vida se manifesta e os mortos são vivificados. Tudo começa com a pregação ordenada por Deus. A Palavra de Deus é anunciada pelo profeta de Deus à maneira de Deus. Vejamos com o apóstolo Paulo aborda o processo Divino.
Sabemos pelas Escrituras, que ninguém busca a Deus. Porém Paulo diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Romanos 10:13. Como o morto, no espírito, pode invocar a realidade espiritual que está fora de sua lógica carnal?
Eis aqui as questões básicas: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!Romanos 10:14-15.
Tudo indica que só pode invocar quem crê; só pode crer quem ouve; se alguém que está morto, espiritualmente, ouve, é porque foi vivificado pela pregação da Palavra de Deus, caso contrário, não ouviria. Poderão reviver esses ossos secos?
Parece claro: "a vida espiritual é consequência da vivificação espiritual". Se não houver vida espiritual, gerada pela Palavra de Deus, não haverá a menor reação espiritual na vida psíquica de alguém. Fé e arrependimento são realidades espirituais, portanto, não fazem parte do homem natural. Só é convertido quem foi vivificado por Deus.
Abraão e Sara só geraram Isaque porque foram vivificados sexualmente. Nós, só nos convertemos, porque fomos vivificados pela Palavra, e, convertidos, pelo Espírito. Converte-me e serei convertido. Jer 31:18. Salva-me e serei salvo. Jer 17:14. Amém.