Estudo | Glenio Fonseca Paranaguá - Uma tão grande salvação
Uma tão grande salvação
A doutrina da salvação é um dos assuntos mais extraordinários da Bíblia. A soteriologia, como é denominada pelos estudos teológicos, aborda todo o projeto de Deus no sentido
de salvar o pecador do seu pecado. Ela teve início na eternidade passada, quando Deus projetou a criação, e suas implicações se estendem até a eternidade futura, quando Ele concluir todo o seu plano.
Antes de a criatura existir, Deus já havia cogitado salvar o transgressor, pois sendo onisciente, sabia que o homem cairia no pecado. Deus sabia que o pecado era uma possibilidade da criação, ainda que não tenha criado o homem para pecar.
O pecado não foi um acidente na história humana nem um incidente sem previsão. Bem anterior à criação, o Criador já concebera uma alternativa para o lance da rebeldia. Como disse J A Motyer: O plano de Deus para a salvação não é uma decisão para remediar uma situação; ele antecede a obra da criação.
A Bíblia mostra que o sangue de Cristo foi conhecido antes da fundação do mundo, sinalizando a encarnação do Filho de Deus, no seio da humanidade. Mostra também que o infrator é resgatado, não por dinheiro, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós. 1 Pedro 1:19-20.
O pecado causou uma tragédia na raça humana; a morte assumiu o controle da existência; a culpa veio desmanchar qualquer relacionamento significativo e a alienação fez das pessoas estranhas e inimigas de Deus.
Do ponto de vista de Deus, a salvação inclui a obra completa realizada por Cristo crucificado, mas também ressurreto, a fim de trazer as pessoas da morte para vida, da condenação para a justificação e da condição de estranhos para a de filhos de Deus. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 1 João 3:1.
Todavia, qual foi o motivo que levou a Deus criar o homem? E qual é a razão que Deus apresenta para salvá-lo? Por que Deus precisou criar o universo e o homem, se ele não precisa de nada para a sua realização? É verdade que Deus não necessita de coisa alguma para se satisfazer, uma vez que só Ele se basta a si mesmo. Sendo assim, Ele não carecia da criação para se completar, mas Ele criou todas as coisas porque quis. William Plumer disse: A vontade de Deus é a lei da natureza universal. Toda a criação é produto de sua livre vontade. ... predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade. Efésios 1:11b.
A motivação da obra de Deus é a sua vontade livre e soberana. Ele nunca se sentiu obrigado a fazer coisa alguma, nem fez algo constrangido. Mas, por que Deus quis salvar os pecadores? Jesus diz que o amor de Deus é a causa de sua missão no mundo. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
A salvação é a maior e mais concreta demonstração de amor. Como sustenta Donald Grey Barnhouse, o amor de Deus não é uma bondade natural permissiva como muitos imaginam e por isso o arrastam na lama; é rigidamente justiça e por esse motivo Cristo morreu. A morte de Cristo na cruz é o sinal mais claro de um amor sem limite.
O único alicerce do amor de Deus é a sua vontade de amar, já que Ele é a expressão livre do amor verdadeiro. E Deus nos amou plenamente, estando nós atolados no pecado. Ele nos amou não porque somos bons ou porque tivesse algum interesse
No mérito da salvação, ainda se pode perceber a graça, como o cuidado de Deus, para quem não tem o menor merecimento. Somente aqueles que são desclassificados pelo pecado podem ser aprovados pela graça. Nada no homem, a não ser o pecado, pode assegurar a graça de Deus.
O amor incondicional e a graça imerecida são de fato a causa de uma tão grande salvação. Como disse alguém: Graça é algo mais do que "favor imerecido"... graça é favor demonstrado onde há absoluto demérito na pessoa que a recebe. E o amor incondicional se manifesta quando o objeto do seu amor não tem nada para lhe corresponder.
Uma vez salvos pela graça de Deus, somos salvos para as boas obras que a graça patrocina. Ninguém é salvo pelas obras que pratica, mas todos os salvos pela graça praticam as boas obras, como conseqüência da graça de Deus em suas vidas. Pois somos feitura dele, criados
O Deus do amor incondicional nos salvou graciosamente, a fim de sermos um povo unicamente dele, atento às boas obras, para mostrar ao mundo, mesmo que de modo imperfeito, o seu amor e a sua graça. O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14.
As boas obras do cristão são efetuadas pela graça, por isso ele não exige reconhecimento. Paul Levertoff foi genial nessa construção: Embora... os discípulos devem ser vistos praticando boas obras, eles não devem praticar boas obras para serem vistos. O apóstolo Paulo sabia disso e expressava com clareza: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:10.
Alguns judeus dirigiram-se a Jesus perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. João 6:28b-
A salvação de Deus nos torna totalmente dependentes de Cristo. Tudo o que o cristão é, e tudo o que ele faz, depende da pessoa de Cristo. Por isso, a vida cristã se resume à inteira vinculação a Cristo. Assim como Cristo é a raiz pela qual o santo cresce, ele é a regra pela qual o santo anda.
Veja a importância da salvação. O Novo Testamento fala duas vezes de situações destinadas à destruição, isto é, sujeitas à maldição: não amar ao Senhor que nos ama e não pregar o evangelho da graça que nos alcançou. Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. 1 Coríntios 16:22 e Gálatas 1:9. Se você é salvo por Cristo, saiba que ele é a sua vida, você o ama acima de tudo e o obedece, pregando o evangelho das insondáveis riquezas da sua graça infinita. Amém.