Estudo | Marcos Peixoto - TODOS NÓS SOMOS ONÉSIMO
TODOS NÓS SOMOS ONÉSIMO
Sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Filemom 1:10-11.
Esta é a carta ou epístola mais curta de Paulo, lembrando que Paulo se encontra preso, agora pela segunda vez. O Apóstolo Paulo escreveu cartas aos cristãos das igrejas de vários locais. Temos também as cartas escritas por Paulo aos "pastores" (Timóteo e Tito), sobre questões doutrinárias e, por fim, a carta a Filemom, esta de cunho pessoal escrita de próprio punho. Escrevo esta carta certo de que você fará o que lhe peço, e até mais. Filemom v.21 (NVT).
Antes de entrar diretamente na epístola, vamos verificar o que alguns homens de Deus falaram a respeito dessa carta. Martinho Lutero disse: Essa epístola mostra um belo e nobre exemplo de amor cristão. Nela podemos ver como São Paulo entrega-se a si mesmo em favor do pobre Onésimo e roga, com todas as forças, pela sua causa junto ao seu senhor como se ele, Paulo, fosse o próprio Onésimo e tivesse agido mal para com Filemom. Assim como Cristo fez para conosco diante de Deus, o Pai, assim também atuou São Paulo para com Filemom. Na minha opinião, todos nós somos Onésimo. João Calvino disse: Paulo, na carta a Filemom, trata de um tema que, em qualquer outra circunstância, seria trivial e corriqueiro, no entanto, por causa do modo como Paulo abordou esse assunto em sua carta, somos elevados às alturas, ao próprio Deus. Paulo, ao rogar com tanta modéstia a favor de um homem que ocupava uma posição tão baixa na sociedade, humilhou-se de tal forma que dificilmente em algum outro lugar se pode perceber com tanta vida e realidade a doçura de seu espírito. O Bispo Lightfoot declara: A epístola de Filemom é algo incomparável.
Primeiramente, vamos fazer uma análise dessa carta com foco pessoal e histórico.
Paulo escreveu a epístola enquanto estava preso entre 55 e 60 d.C. Ela foi enviada junto com as epístolas à igreja de Éfeso e de Colossos. O destinatário é um crente chamado Filemom, que significa “alguém que beija”, uma pessoa generosa e de boa posição social a quem o próprio Paulo, provavelmente, apresentou a Jesus Cristo.
É muito provável que Paulo tenha conhecido Onésimo em algum encontro pessoal com o amigo Filemom. Também é muito provável que Onésimo tenha ouvido o Evangelho na casa de Filemom, mas - por algum motivo - ele não havia crido. Onésimo era um escravo e, pela narrativa, pode ter fraudado ou roubado ou ainda talvez tenha fugido da casa de Filemom em direção a Roma. Não temos a descrição detalhada do fato, mas Onésimo reencontra Paulo na prisão, ouve o Evangelho e é transformado a ponto de ficar servindo Paulo por um bom período. Tanto é, que Paulo escreveu destacando a qualidade de Onésimo.
Portanto, eu lhe faço um pedido em favor de Onésimo, que é meu filho por estarmos unidos com Cristo, pois, enquanto eu estava na cadeia, tornei-me o pai espiritual dele. Filemom v.10
Paulo gostava de tratar como “filhos” as pessoas que ele tinha levado a crer em Jesus Cristo, por exemplo: meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós Gálatas 4:19.Depois de um período na companhia de Paulo, Onésimo foi enviado a Colossos juntamente com Tíquico, levando as cartas à igreja de Éfeso e de Colossos, e também a sua própria defesa perante Filemom. Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre. Colossenses 4:9.
Em segundo lugar, podemos analisar a epístola a Filemom como uma carta que trata de um problema social. A escravidão era uma instituição social. Roma dominava um povo e os vencidos eram dados aos nobres ou vendidos como escravos em praça pública. Os escravos não possuíam direito algum. Onésimo provavelmente era um escravo de cidade, talvez até exercesse alguma função na casa de Filemom, digo isso por ele conhecer Paulo. Como já dissemos, provavelmente Onésimo tenha fugido da prisão na qual estava por ter cometido algum delito contra seu "dominus". As leis da época eram rígidas para com um escravo fujão ou ladrão, as penas podiam variar entre castigo, ser vendido, marcado com ferro ou punido até a morte.
Por isso, Paulo intercede por Onésimo: Se ele deu algum prejuízo a você ou lhe deve alguma coisa, ponha isso na minha conta. Aqui, com a minha própria mão escrevo isto: Eu, Paulo, pagarei tudo. É claro que não preciso fazer com que você lembre que me deve a sua própria vida. Filemom vs.18-19. Paulo envia de volta Onésimo não como escravo, mas agora como irmão, como um filho. Eu estou mandando Onésimo de volta para você, e com ele vai o meu coração. Filemomv.12. Pois agora ele não é mais um escravo, porém muito mais do que isso: é um querido irmão em Cristo. De fato, para mim ele é muito querido. E para você agora ele é mais querido ainda, não só como escravo, mas também como irmão no Senhor. Filemomv.16.Essa foi a exposição do problema social. Agora vamos para o último e mais importante ponto da carta.
O terceiro é o mais importante, pois devemos considerá-lo do ponto de vista espiritual, que significa ver a obra que Cristo realizou em nosso favor. Espero que você perceba o indescritível amor que Jesus Cristo expressou por nós na cruz. Como disse Lutero: Na minha opinião, todos nós somos Onésimo. Por quê?
1) Nós estávamos presos no império das trevas, Cristo vem e, por amor, nos resgata: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Colossenses 1:13.Onde estão agora aqueles que foram justificados e regenerados, os que nasceram de novo que se tornaram filhos? Estão no reino do Filho do seu amor. Jesus garantiu que Ele e o Pai são um, e se estamos no Filho, somos um com Deus...
2) Nós estávamos presos, sem direito algum, éramos escravos do pecado, vivíamos sobre o domínio do inimigo de nossas almas… E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Colossenses 1:21-22. Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3-4. Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Efésios 2:12.Essa era a nossa situação. Você consegue se identificar com Onésimo?
3) Assim como Paulo se coloca no lugar de Onésimo pedindo para Filemom que a sua dívida fosse colocada sobre ele, Cristo fez o mesmo por nós. ELE É O NOSSO SUBSTITUTO. Assim como meu Pai me conhece e eu o conheço; e eu sacrifico minha vida pelas ovelhas. João 10:15(NVT). Ninguém a tira de mim, mas eu mesmo a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para tomá-la de volta, pois foi isso que meu Pai ordenou. João 10:18(NVT).
Éramos escravos condenados à morte e separação eterna. Cristo - o verbo - vem em carne, vive como homem sujeito ao pecado, mas, na dependência do Pai, vai à cruz, sofre o dano em nosso favor, morre, paga a dívida e nos reconcilia com Deus. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1.A justificação nos torna aceitáveis por Deus...Temos paz com Deus. Ao mesmo tempo, ocorre a regeneração pela qual ganhamos a Nova Vida. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17.
Quando alguém falar dessa carta, lembre-se do sentido espiritual. Éramos escravos, perdidos, fujões e sem direitos. Cristo nos amou de tal forma, que nos deu a sua própria vida. Ele pagou a sua e a minha dívida. Jesus Cristo nos tornou filhos, aceitos com pleno acesso à casa do Pai, ao trono da graça. Nossos personagens então são: Onésimo = eu; Paulo = Cristo - nosso substituto - aquele que assume a nossa dívida; Filemom = Deus - aquele que aceita o pagamento da dívida e recebe o escravo como filho - isso é maravilhoso, isso é o Evangelho da graça que faz de um escravo um filho.
Não conheço a sua vida. Não sei e não posso julgar a sua situação diante de Deus. Mas uma coisa sei: Jesus Cristo já realizou a obra em seu favor, já riscou a cédula de dívida que havia contra você e contra mim. Peça ao Espírito Santo de Deus para que o convença do seu pecado, e da sua miséria, iluminando o entendimento pelo conhecimento de Cristo, renovando a sua vontade, de forma a abraçar Jesus Cristo, que lhe é oferecido de graça no Evangelho. É o próprio Jesus que intercede por nós diante do Pai, e o melhor, Ele foi aceito. Que Cristo seja glorificado na sua vida.
Marcos Peixoto