Estudo | Glenio Fonseca Paranaguá - A SÃ DOUTRINA - A PREGAÇÃO DA PALAVRA (CONTINUAÇÃO)
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A SÃ DOUTRINA - A PREGAÇÃO DA PALAVRA (CONTINUAÇÃO)
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Timóteo 4:3-4.
Vamos começar uma série de estudos sobre a sã doutrina. Primeiro, uma visão geral e depois detalhar as varias doutrinas. O que Paulo, o apóstolo aos gentios, quis dizer com a expressão “a sã doutrina”? - “A sã doutrina é um resumo dos ensinos bíblicos que são fiéis à Bíblia quanto úteis à vida”.
O que é doutrina? É a didascália ou o ensino adequado que corresponde à verdade em Jesus. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus. Efésios 4:20-21. A doutrina bíblica é o ensino da verdade em conformidade com Jesus.
O leito de interpretação da Bíblia é a pessoa e obra de Cristo Jesus. Fora disto é hermenêutica insana. Muita gente, “em vez de seguir uma Pessoa viva, está seguindo o “manual.” Suas deciso~es esta~o governadas por versos bi´blicos sem conferir com Jesus, se as suas interpretac¸o~es realmente harmonizam com a pessoa Dele. Neste sentido, essas pessoas te^m sido enganadas. Pensando que ja´ entendem a Bi´blia, falham em conhecer a Pessoa que esta´ revelada nela.” Não conhecem a Verdade encarnada.
O que é a Verdade? A pergunta de Pilatos a Jesus. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum. João 18:38. Aqui vemos embutida a falta de interesse dele, em ouvir, e o silêncio de Jesus, em explicar. Um dos grandes problemas da verdade é a dificuldade em explicá-la, e outro, a dureza em ouví-la. Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?João 6:60.
É difícil explicar a verdade de Deus e mais ainda duro é ouvi-la. A. A. Hodge dizia: “A verdade de Deus é uma amplitude sem limites. As definições foram feitas para os homens, não os homens para as definições.” E como é complicado ouvir a verdade.
Há vários enfoques sobre a verdade de alguns pontos de vista: a verdade pode ser vista como lógica, filosófica, teológica ou ideológica. Se for lógica significa que os termos coincidem com os objetos do conhecimento. (Se falo caneta e mostro o cão não há lógica). Filosófica é quando o conhecimento coincide com a realidade dos fatos. (A luz brilha no escuro). Teológica é quando os fatos conhecidos coincidem com aquilo que é. (O crente está crucificado com o Cristo). Ideológica, quando o conceito é sustentado por uma ideologia. (Tudo que é prático é verdadeiro).
A verdade significa aquilo que é, e não aquilo que eu acho que seja. Aquilo que é, é o que significa a palavra latina verus. O que é, é, e o que não é, não é. Não adianta tentar fazer o que não é, ser, nem o que é, não ser. Então, só Jesus é a Verdade em si.
Isto é o verus ou aquilo que é, sem interpretação. Quando entra algum tipo de interpretação, o que se pode conhecer é uma realidade e não a verdade. Essa é uma das diferenças entre a verdade e a realidade. A realidade é a verdade interpretada.
Contudo “não é suficiente ter comunhão com a verdade, pois esta é impessoal. Precisamos ter comunhão com o Deus da verdade.” A verdade de Deus precisa, de fato, ser conhecida por relacionamento com o Deus da verdade. Richard Sibbes disse: “a água não se perde quando é despejada no mar, pois ali ela está em seu próprio ambiente. O cristão não se perde quando se lança sobre seu Senhor, sobre seu Salvador.”
O que é a sã doutrina? É o ensino sadio e verdadeiro do Evangelho de Jesus Cristo. O Evangelho é a comunicação de Deus em Cristo. É a Verdade encarnada. O Evangelho é a Verdade do poder de Deus. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. Romanos 1:16-17.
O que é sã? A palavra aqui é hugiaino, no grego, (estar bem) derivado de hugies (fazer alguém completo) derivada de auxano (fazer crescer). Do ponto de vista essencial só Deus é Santo ou são. São, sã, sadio, do ponto de vista espiritual, é tudo o que nos faz equilibrados e adequados com a verdade, tanto lógica ou racional, como teológica ou espiritual, mas sempre vinculada ao Santo de Deus, Jesus.
A sã doutrina é um tema exclusivamente Paulino, talvez, porque o apóstolo Paulo conhecesse muito bem essa doutrina misturada, ele tratou de especificar a doutrina pura, apenas com a cruz e o sangue, sem o suor ou sem o esforço da carne.
Apesar do plano espiritual transcender a razão, ele não é ilógico. Podemos dizer que precisamos da lógica até ao seu limite. Daí pra frente dizemos que esse plano é alógico, ou seja, está além e acima da lógica, mas nunca será ilógico. Precisamos viver dentro do culto racional ou cultura racional, mas sob o domínio da revelação relacional.
A revelação não é eureca ou uma mera descoberta humana, mas uma dádiva divina. Não é uma conquista da mente, embora a mente seja participante do processo, mas um insight espiritual. É um estalo ou clique transcendente. É a iluminação do Espírito de Deus no espírito do ser humano de modo sobrenatural.
A mensagem do Evangelho não é um assunto para a mente natural, em si. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. Coríntios 2:14-16.
Não é um tema tão simples assim como sustentam os periféricos. A mensagem do Evangelho é por revelação divina ao espírito do se humano. É a isso que as Escrituras se referem quando dizem: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até os segredos mais profundos de Deus. 1 Coríntios 2:9-10 (NVT.)
Há muitos que simplificam a mensagem do Evangelho numa tentativa de torná-la palatável e cognoscível para a mente natural, esquecendo-se que ela só pode ser assimilada de modo sobrenatural, isto é, por revelação do Espírito Santo. A mente natural não tem possibilidade de entender a realidade espiritual.
A sã doutrina fundamenta-se de A a Z na graça de Deus e é absolutamente centralizada na obra e pessoa de Cristo, bem como, efetuada apenas pela Trindade.
A experiência na vida espiritual cristã começa com a pregação do Evangelho. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15. O homem natural está morto espiritualmente e só é vivificado pela pregação do Evangelho. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, Efésios 2:1. Não há vida espiritual no homem caído.
É a pregação do Evangelho que gera vida espiritual, fé e arrependimento no homem natural. A vivificação espiritual do ser humano antecede a sua reação espiritual. A Trindade salva os mortos espirituais pela pregação do Evangelho. Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:17-21.