Estudo | Glenio Fonseca Paranaguá - PREDESTINADOS DE ANTEMÃO
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PREDESTINADOS DE ANTEMÃO
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.
A Bíblia é clara em dizer que a onisciência de Deus é a causa de todas as Suas ações e que a predestinação é consequência de Sua Soberania. Mas, como disse e muito bem - Spiros Zodhiates: “A soberania de Deus não é arbitrariedade, como alguns a julgam erroneamente, pois Deus tem Suas razões, baseado em Sua Sabedoria infinita, as quais nem sempre decide revelar.” Ele é infinitamente sábio em Sua infinita Soberania.
“Poucas doutrinas suscitam tanta controvérsia ou provocam tanta consternação quanto a doutrina da predestinação. Ela é uma doutrina de difícil compreensão, que exige ser tratada com grande cuidado e cautela. No entanto, é uma doutrina bíblica, e, portanto, exige ser tratada. Não ousamos ignorá-la”.
Com sua sabedoria A. W. Pink disse: “em vez de afastar-se horrorizado diante da doutrina da predestinação, o crente, quando vê esta bendita verdade da maneira como é desvendada na Palavra, descobre as bases para manifestar gratidão e ação de graças de maneira que nenhuma coisa proporciona tal gozo, exceto a dádiva indizível do próprio Redentor.” Só os incrédulos podem blasfemar da escolha soberana de Deus.
“Praticamente todas as igrejas cristãs têm alguma interpretação dessa doutrina da predestinação. Isso é inevitável, uma vez que o conceito é claramente encontrado nas Sagradas Escrituras. Essas igrejas, porém, discordam, às vezes, fortemente, sobre o seu significado. A visão metodista difere da visão luterana que ainda discorda da visão batista. Embora seus pontos de vista difiram, cada uma tenta enfrentar essa difícil questão”.
O que a predestinação significa, em sua forma mais elementar, é que Deus se encontra no controle real de nossa existência. Ensina que nosso destino final está de fato, nas mãos de Deus. Outra maneira de dizer isto é: na eternidade, antes mesmo de nossa existência, Deus decidiu salvar alguns membros da raça humana e deixar o resto da raça caída entregue a si mesma. A queda não foi um acidente, nem a salvação um improviso.
Não acredito que Deus tenha predestinado o ser humano para a queda, porém, sendo Deus, onisciente, Ele sabia que a queda era inevitável à criatura finita portadora de vontade, e, decidiu salvar alguns indivíduos, deixando os outros entregues a si mesmos.
Deus predestinou salvar alguns em Cristo e deixou os que desprezaram o Seu conhecimento, entregues a si mesmos, nos seus pecados. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, a desonrarem o seu corpo entre si. Romanos 1:24.
Deus não estava obrigado a salvar ninguém, porém, ao decidir salvar alguns e deixar os outros entregues a si mesmos, deixou alguns com grande implicância sobre o Seu caráter, achando que Ele foi injusto em não salvar todos os caídos. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes. Romanos 1:28.
Sto. Tomás de Aquino disse: “A razão da predestinação de algumas pessoas e da reprovação de outras deve ser procurada na bondade de Deus.” Ele seria justíssimo e nada poderíamos dizer contra Ele, se condenasse todos ao inferno. A questão em jogo é a Sua eleição. Alguns são suportam ver a bondade de Deus em favor alguns.
Se eu não sou Deus, como é que Deus pode escolher uns e outros não?Como é a seleção de Deus? Quais são os critérios para Deus escolher ou rejeitar? Há algumas visões ou pontos de vista que tentam explicar esta questão.
A visão da grande maioria dos cristãos é que Deus faz essa escolha com base em sua presciência. Deus escolhe para a vida eterna aqueles que Ele sabe que um dia o escolherão. Isso é chamado de visão predestinada da predestinação, porque ela repousa sobre o conhecimento prévio de Deus das decisões ou atos humanos.
A visão Reformada difere, entretanto, desta opinião, uma vez que a decisão da salvação repousa em Deus. Nesta visão, a eleição de Deus é soberana. Não depende da decisão ou resposta prevista dos seres humanos. Na verdade, as respostas e decisões do ser humano fluem da graça soberana de Deus. A decisão humana depende de Deus.
A visão Reformada sustenta que, abandonado a si mesmo, nenhuma pessoa caída jamais escolheria Deus. As pessoas caídas mesmo que tenham alguma liberdade de escolha e sejam capazes de escolher o que desejam, não escolheriam jamais a Deus.
O problema é que não temos nenhum desejo por Deus e nunca escolheremos a Cristo a menos que primeiro sejamos regenerados. A fé é um dom de Deus que vem do alto através do novo nascimento. Somente aquele que for vivificado pelo Espírito poderá responder ao evangelho na base da fé. O ser humano natural não tem vida espiritual.
Jesus ensinou que é absolutamente impossível aos pecadores, espiritualmente mortos, exercerem fé salvadora. Eles estão marcados por sua incapacidade volitiva, não tendo vontade livre, nem condição espiritual para exercer fé em Cristo.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair...a carne não produz nada que se aproveite... É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. – João 6.44a, 63-65.
Se não há vida espiritual no pecador, não há condições espirituais para ele crer naquilo que transcende à terceira dimensão. Sem a vida de Deus, ninguém escolhe Deus.
Se alguém escolhe a Cristo é porque foi escolhido primeiro por Cristo. Como no caso de Jacó e Esaú, os eleitos são escolhidos unicamente com base no soberano prazer de Deus e não com base em qualquer coisa que fizeram ou farão. Paulo declara:
E isso não é tudo. Rebeca também tinha dois filhos pelo mesmo pai, o nosso pai Isaque. Mas para que a escolha de um deles fosse de acordo com o propósito de Deus, Ele mesmo disse a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço. Ele disse isso antes de nascerem e antes mesmo de fazerem qualquer coisa, boa ou má. Assim a escolha de Deus foi baseada no seu próprio chamado e não em qualquer coisa que eles tivessem feito. Romanos 9:10-13 VFL.
Alguns da humanidade caída recebem a graça e a misericórdia. O resto, Deus os entrega ao seu pecado. O não-eleito recebe justiça. Os eleitos recebem misericórdia. Ninguém recebe injustiça. Deus não é injusto por entregar o rebelde à sua rebeldia.
Deus não é obrigado a ser misericordioso com qualquer um ou com todos. É a Sua decisão de ser misericordioso que Ele escolhe ser, que perturba alguns. Contudo, Ele nunca é culpado de ser injusto para com ninguém.
Um problema irritante com a predestinação é que Deus não escolheu salvar a todos. Ele se reserva ao direito de ter misericórdia de quem Ele tiver misericórdia. Não!!! Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Romanos 9:14-15.
Para o grande teólogo Benjamin B. Warfield, “As dificuldades que encontramos com relação à predestinação não derivam da Palavra. A Palavra está cheia dela, porque ela é cheia de Deus, e quando dizemos Deus, e queremos dizer isso mesmo - Deus em tudo o que Deus é - estamos pronunciando a palavra predestinação.”
Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; - que desde o princípio eu anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, anuncio as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade. Isaias 46:9-10. Deus é eterno e Sua Palavra eternamente imutável.
Ao terminar, quero citar o erudito F. F. Bruce: “O amor de Deus que predestina é recomendado mais pelos que vivem vidas santas e assemelham-se a Cristo do que por aqueles cujas tentativas para desvendar esse mistério assemelham-se às atitudes dos que destroem qualquer lógica.” Não podemos desconsiderar este assunto, só porque não o entendemos, mas, “o caminho mais curto para entender a Bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha.” Louvado seja o Senhor que nos aceitou eternamente.