antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão, Gálatas 2:7
Temos procurado abordar, nestes estudos, a distinção marcante entre a religião e o Evangelho. Mostramos que a religião diz respeito a tudo o que o ser humano faz, para ser aceito por Deus, enquanto, o Evangelho fala do que Cristo Jesus fez, para nos tornar aceitáveis diante de Deus. A religião fundamenta-se no esforço; o Evangelho, na graça.
No texto de Gálatas, aqui, parece que há dois evangelhos. O apóstolo Paulo se diz pregador do Evangelho aos incircuncisos (gentios), enquanto, o apóstolo Pedro estaria com a incumbência dessa pregação aos circuncisos (judeus). Até aí, tudo bem. O que nos alerta, é ver Paulo referir-se ao Evangelho, como se houvesse dois estilos de Evangelhos.
Ele salienta a sua pregação como o Evangelho da incircuncisão e, a de Pedro, o da circuncisão. Parece que há dois tipos de Evangelho. Mas só parece. Trata-se de uma metonímia, isto é: a figura de linguagem, que consiste do emprego de um termo por outro. Como a forma de pregar ao gentios e aos judeus, precisa ser diferente, Paulo usa aqui o conteúdo como se fosse a metodologia. Fala do Evangelho para explicar a pregação.
Esta diferença aconteceu, por exemplo, na escrita dos Evangelhos de Mateus e Lucas. No Evangelho de Mateus, Levi, o seu escritor, pretendia evangelizar aos judeus, e usou uma linguagem própria e argumentos que favorecessem à compreensão judaica. Ele não colocou alguns pontos que pudessem fechar o filtro dos seu povo. Foi bem cauteloso.
Lucas, por sua vez, querendo evangelizar aos gregos, toma o cuidado de dar o maior número de detalhes que ajudassem ao entendimento da cultura grega. Exemplo: - quando ele aborda a genealogia de Jesus, começa em Adão, envolvendo todos os povos, enquanto Mateus começa com Abraão, para que o seu povo não criasse implicância, em razão dos preconceitos que tinha, por acreditar ser o único povo eleito.
O livro de Atos foi também escrito por Lucas e ele procurou mostrar que a obra completa da redenção é para todos que o Senhor chamar, em todo tempo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Atos 2:39.
Há um só Evangelho, mas, há duas formas de abordar a pregação. Para falar ao povo judeu deve-se usar uma terminologia que não afronte alguns pontos dessa gente tradicionalista, e para contatar com os gentios, é preciso mostrar a abrangência universal do Evangelho. Isto não é hipocrisia, mas sabedoria do alto.
A pregação precisa de adequação. Cada contexto requer os seus argumentos e não devemos subestimar a cultura de cada grupo. Pregar sim, mas apropriadamente.
Ninguém entra no Reino de Deus porque quer entrar, mas quer entrar - porque foi chamado pelo Pai, convencido pelo Espírito e regenerado pela pessoa e obra do Filho. Aqui está o eixo da obra redentiva em favor de todos os povos. Tanto os judeus, como os gentios têm que ser chamados, convencidos do pecado e convertidos pela obra da cruz.
O Evangelho é a boa notícia de que Cristo se encarnou na raça humana; levou sobre si o pecado do velho Adão; deu a vida pelas Suas ovelhas perdidas, no mundo, que Ele veio buscar; e ressuscitou dos mortos para torná-las participantes do Seu rebanho. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10:11.
O rebanho do Senhor é formado pelas Suas ovelhas, tanto do povo judeu como dos gentios. As ovelhas dEle entre os judeus são as que Ele chama pelo nome. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Jó 10:3. No Seu redil não há intrusas, mas chamadas.
Ele disse que nem todo judeu é ovelha dEle. Ao falar aos líderes religiosos, foi bem claro: Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.João 10:26. Se não podiam crer, é porque não eram das Suas ovelhas, pois, Suas ovelhas creem. A fé que vem de Jesus é dadas às ovelhas de Jesus, em todo o mundo.
Jesus mostrou que Seu rebanho é composto tanto pelos judeus que criam nele, como pelos gentios que iriam crer. Esse texto deixa uma pista marcante: Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. João 10:16.
Jesus é o Salvador do mundo. Ele veio buscar as Suas ovelhas perdidas, entre o povo judeu e no meio dos gentios. Até Caifás, o sumo-sacerdote, impostor, profetizando que Jesus estava para morrer pela nação, disse ainda, e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. João 11:52. Está claro que o sacrifício de Jesus engloba os filhos de Deus em todo mundo.
Não restam dúvidas que Jesus é o Salvador do mundo. Quando Ele esteve em Samaria, com a mulher samaritana, o povo da terra chegou à conclusão disto, ao afirmar: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. João 4:42.
Jesus foi categórico com este assunto, porque Ele estava sendo contestado e criticado por sua missão salvadora. Então Ele disse:As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27. Jamais perderá uma ovelha Sua.
Sabemos pelas Escrituras que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Se, Suas ovelhas ouvem a Sua voz, então, só as Suas ovelhas podem crer. Muitos ouvem a voz do pregador, mas não ouvem a voz do Supremo Pastor. Eles estão no seio da congregação, mas não fazem parte do rebanho do Grande Pastor de nossas almas. São membros da grei, todavia não fazem parte do corpo de Cristo, pois são rebeldes e briguentas.
Jesus, também, disse que Ele conhece Suas ovelhas. Não é apenas um saber histórico, mas um conhecimento muito antes das eras. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29. Aqui está um sinal de que a Trindade nunca foi surpreendida. Não existe imprevisto nos planos divinos.
Além de ouvir a voz do Pastor, porque Ele as conhece, antecipadamente, elas O seguem fiel e docilmente. Não há qualquer desvio de caminho das ovelhas do Senhor. Elas ouvem Sua voz e seguem Sua trilha, mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jó 10:5. As ovelhas de Jesus nunca serão descartadas por Ele e jamais apostatam dEle.
Não existe duplicidade de Evangelho, mas há maneiras distintas de aborda-lo. O Evangelho é eterno e imutável. Não se trata de uma panaceia para tentar remediar um acidente na história, mas uma solução prevista na eternidade, para desfazer uma crise já detectada, antes que fosse deflagrada. Por isso, é preciso afirma-lo com determinação.
Paulo pregava o mesmo Evangelho da graça, para grupos diferentes, usando fórmulas distintas, sem jamais comprometer a sua essência. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 1 Coríntios 9:22.
O Evangelho pregado aos circuncisos é o mesmo anunciado aos incircuncisos, a diferença é a metodologia da proclamação. Jamais poderemos levar todas as pessoas a Cristo, mesmo porque, essa tarefa é do Espírito Santo. Mas podemos levar o Evangelho de Cristo ao maior número de pessoas, supridos pelo poder do Espírito Santo.
O apóstolo Paulo diz: - Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17. O efeito do Evangelho é suave, porém, a sua vivência não é nada fácil. Não há Evangelho de sobrecarga, pesado, mas, na prática, há muitas lutas.
E é bom lembrar o que disse St. Agostinho: “Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.” Se eu retiro da pregação do Evangelho algo que não entendo do seu mistério, e, só prego o que gosto e compreendo, estou em grande perigo, como pregador.
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Romanos 1:16. O Evangelho é para todos os povos e todo o que crê é uma ovelha alcançada por Jesus.